O francês é conhecido pelas suas pequenas porções durante a alimentação, mas sua cozinha é considerada uma das melhores do mundo. Os bons vinhos, queijos e sobremesas são as marcas da gastronomia francesa. A culinária do local tem influências de acordo com a região da França onde você se encontra.

O café da manhã dos franceses tem pães e croissants recheados com manteiga ou geleias, biscoitos, queijos e bebidas quentes como o leite e café. Cereais e frutas também são apreciados. As refeições como os jantares e almoços possuem um prato principal com uma massa e uma entrada com vegetais e saladas. São quatro pratos: aperitivos, prato principal, pães e queijos e a sobremesa.

O queijo faz parte de diversas receitas típicas do país dando um toque especial aos pratos. Os franceses gostam de uma alimentação com muita carne no menu como o porco, o coelho, a galinha, o cordeiro e a codorna. Eles também são conhecidos pelas suas deliciosas sobremesas.

Alimentos Mais Consumidos na França

- Queijos;

- Tomates;

- Cebolas;

- Alho-poró;

- Frutas;

- Uvas;

- Pães.

Pratos Típicos Franceses

Blanquette de Vitela (Blanquette de Veau)

Carne de vitela feita com manteiga e cenouras. O termo “blanquette” refere-se ao molho branco que cobre a carne.

Cassoulet

Prato feito com feijão seco, linguiça, salsicha e outros tipos de carne. Na França é possível encontrá-lo enlatado nos supermercados.

Clafoutistorta frutas vermelhas

Sobremesa orIginalmente feita com cerejas assadas com uma massa. A massa não leva fermento e possui um aspecto leve.

Croissants

Pão de massa folhada em forma de meia-lua e muitos dizem que ela chegou na França por meio da Maria Antonieta. É um pãozinho para o café da manhã.

Coq au Vin

Frango (por lá é mais comum fazer com um galo) feito com vinho tinto ou branco muito comum na França. Para acompanhar pode costumam servir um guisado de cogumelos ou outro complemento.

Crème Brûlée

Um dos doces mais famosos é esse creme de baunilha assado com uma leve casquinha por cima do creme.

Croque Monsieur

Uma espécie de misto quente gratinado servido em lanchonetes.

Crepe Suzette

Massa de crepe “temperada” com manteiga e coberta com raspas de tangerina e laranja. Também joga-se licor por cima e depois a massa é flambada.

Escargots

O escargot é um prato controverso porque trata-se de caracóis cozidos servidos como aperitivos. É um alimento exótico, caro e muito bem visto nos restaurantes mais caros.

Foi Gras

Prato feito com o fígado de ganso ou de pato bastante consumido e conhecido na França. Pode ser servido como uma fatia, um patê ou mousse de foi gras. Há muitas opiniões controversas em relação ao alimento porque os patos são forçados a uma certa alimentação.

Mil-Folhas

Sobremesa feita com massa-folhada e recheada com um creme de baunilha.

Macarons

Pequeno bolinho de amêndoas recheado de várias formas. Seu aspecto colorido e diferente faz muito sucesso na França e no mundo.

Quiche Lorraine

Essa quiche é um verdadeiro clássico na culinária francesa. Ele é feito com ovos, creme de leite e toucinho defumado. As quiches no geral também podem conter outros elementos como champignon, alho poró e espinafre.

Sopa de Cebolas

A sopa de cebola também é muito famosa na culinária francesa e antigamente era conhecida como comida consumida pelos pobres. É um prato muito comum nas casas francesas. Ele é feito com a cebola frita na manteiga até reduzir o volume de deixá-la com uma cor marrom. Depois acrescenta-se água, farinha de trigo até que ele adquira a consistência de uma sopa. O prato leva pão torrado e queijo ralado.

Ratatouille

Prato rústico que surgiu no interior do país e feito com diversos tipos de legumes. A receita pode ter várias versões, mas os principais ingredientes são o tomate, a berinjela, o pimentão e a abobrinha. O prato ficou famoso depois da animação homônima lançada pela Disney em 2007.

Profiteroles

Sobremesa feita com uma massa doce recheada de diversas formas e encontrada facilmente nos restaurantes franceses. Por cima pode-se colocar uma calda de chocolate.

Petit Gâteau

torta de maçãA tradução literal dessa sobremesa é bolo pequeno, ou seja, é um bolo de chocolate de proporções menores com um recheio. Ele é habitualmente acompanhado de uma bola de sorvete.

Tarte Tatin

A história dessa torta é uma verdadeira lenda sobre duas irmãs que administravam um hotel na França e faziam uma deliciosa torta de maçã. Certo dia ocorreu um erro e ela colocou as maçãs na forma antes da massa e virou a tarte quando esta saiu do forno. É uma sobremesa facilmente encontrada nos restaurantes de culinária francesa.

Principais Restaurantes Franceses

Restaurantes Franceses no Brasil

Allez, Allez! - São Paulo

Bistrô inaugurado em 2005 na Vila Madalena, um dos bairros mais boêmios de São Paulo. A decoração é aconhegante, intimista e romântica. Oferece pratos como o cassoulet, coq au vin, escargots, créme brûlée, mil folhas, profiteroles, creme de cebola, entrecôte, etc.

Aquarelle - São Paulo

Um dos melhores restaurantes de gastronomia francesa de São Paulo fica localizado dentro de um hotel. Ele oferece os pratos por meio de um buffet ou através de um cardápio à la carte. Possui um almoço executivo com pratos deliciosos com o toque e sabor da França.

Bistrô L’Entrecôte d’Olivier - São Paulo

Restaurante comandado pelo prestigiado chefe Olivier Anquier que serve apenas um prato: entrecôte regado ao molho. Trata-se de um corte de carne típico da França acompanhado de batatas fritas e uma salada como entrada.

Chef Rouge - São Paulo

Restaurante charmoso inaugurado em 2002 com uma decoração inspirada no ambiente francês. O cardápio oferece pratos clássicos com o toque dos melhores temperos da França.

Chez Philippe - Rio Grande do Sul

O restaurante foi inaugurado em 2000 pelo casal Remondeau e eles já foram premiados diversas vezes como um dos melhores restaurantes franceses da cidade. A refeição ocorre com uma entrada um prato quente e a sobremesa. Também é possível consumir por meio do menu degustação. O estabelecimento também monta cardápios para eventos como casamentos e almoços especiais.

Le Vin - São Paulo e Rio de Janeiro

O grupo Le Vin Bistrô foi criado em 2000 e ao longo dos anos foi inaugurando novas unidades como o Le Vin Patisserie, uma confeitaria, e o Le Vin Boulangerie, uma padaria. Além disso, o estabelecimento conta com espaços nas seguintes capitais: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

L’Entrecôte de Paris - Brasília

Esse restaurante é um daqueles com apenas um prato: o entrecôte francês, famoso pelo seu molho secreto que dá um gosto especial ao prato. Ele vem acompanhado por deliciosas batatas fritas.

La Chaumière - Brasília

coq au vinO restaurante funciona desde 1966, mas foi passado para os donos atuais na década de 70. Os pratos oferecidos são feitos pelos proprietários e conservam o sabor e os temperos da culinária francesa. O carro-chefe do estabelecimento é o filé flambado ao molho de pimenta-verde ou preta.

Toujours Bistroit - Brasília

Esse restaurante foi inaugurado no fim de 2008 e possui três ambientes internos. O menu conta com o cardápio do dia e outros pratos da gastronomia francesa.

 

 

Comida Mineira

comida mineiraA comida mineira é considerada uma das mais apetitosas do Brasil. Confira tudo sobre seus principais pratos típicos.

Comida Mineira

Comida Nordestina

tempero nordestinoA região nordeste tem uma gastronomia rica e seus estados criaram pratos como o cuscuz e a tapíoca. Conheçam os quitutes nordestinos!

Comida Nordestina