O surgimento da gastronomia italiana é bem mais antiga do que em muitos países e atualmente é uma das mais populares do mundo. Os povos que habitaram a região ao logo dos séculos foram introduzindo novos ingredientes na conhecida culinária italiana. Primeiro foram os árabes que trouxeram o uso de arroz, açúcar, açafrão e canela na alimentação diária. Depois foram os espanhóis e franceses que com o creme de leite, tomate, milho, café e feijão.
Dentro da Itália a gastronomia pode ser diferenciada de acordo com a região onde você se encontra. A região norte tem influência francesa e a sul possui características árabes. O país tem a pizza e as massas como pratos típicos principais e mais conhecidos.
Os italianos realizam três refeições durante o dia: um café da manhã mais leve, o almoço e jantar. Entre as principais refeições eles contam com um momento para lanchar pela manhã e pela tarde, chamados respectivamente de Spuntini e Merende. O café da manhã é conhecido como colazione, seguido do pranzo e da cena. Outro costume importante é comer pães durante as refeições.
Assim como no Brasil, eles possuem diversos tipos de massas que formam variados pratos. As principais massas são: lasagna, fettuccine, caelone, talharine, gnochi, capeletti, spaguetti, fusilli, dentre outras.
- Molho de Tomate;
- Orégano;
- Manjericão;
- Embutidos;
- Speck (carne de porco defumada);
- Mortadella;
- Molho Pesto;
- Queijo;
- Azeite;
- Macarrão.
Assado do filhote de cordeiro feito principalmente durante a páscoa e consumido com alcachofras.
Estima-se que esse antepasto foi criado no século XV e feito com torrada, pimenta, sal, azeite e alho. Atualmente ela pode ser encontrada facilmente nos restaurantes italianos com ingredientes diferentes como cogumelos, presunto, manjericão, tomate e mussarela.
O carpaccio surgiu em um bar que era frequentado por uma condessa que disse que seu médico havia receitado apenas o consumo de carne crua. Por causa da cor do prato ele recebeu o nome de carpaccio em homenagem ao artista Vitore Carpaccio. O prato é composto por uma carne (carne vermelha ou peixe) crua cortada em lâminas finas e temperadas com azeite, pimenta, sal, mostarda, azeitona e outros condimentos. É servida como aperitivo nos restaurantes.
Também chamada de pizza recheada, esse prato consiste em uma massa dobrada no meio, recheada e servida assada ou frita. O prato surgiu na região de Salento como um alimento feito pelas famílias mais pobres, atualmente pode ser consumido em vários estabelecimentos de comida italiana.
Pão branco com uma massa fofa bastante consumido pelos italianos. Ele é usado na produção de alguns sanduíches.
São rosquinhas italianas que podem ser encontradas com mais facilidade em determinadas regiões da Itália. Também é o nome dado para um bolo fofo e sem glúten.
Pão achatado de origem italiana coberta com azeite, alecrim e sal grosso. A focaccia mais famosa da Itália está em Gênova.
O gelato italiano é considerado um dos melhores sorvetes do mundo e sua textura é bem diferente dos sorvetes industrializados. O gelato não leva conservantes, aromatozantes e tem bem menos gordura.
Doce congelado de origem siciliana feito com água, frutas e açúcar. As futas mais comuns são os morangos, a amêndoa, a tangeria, o limão e a tangerina.
Bolo de carne moída de tamanho médio, recheado e assado no forno. O segredo é fritá-la em fogo médio para que fique crocante por fora com queijo derretido dentro. Algumas receitas sugerem apenas assá-la com um fio de azeite. Depois que está pronto o polpettone é coberto com molho de tomate. Na Itália também existem as polpettas, que são como as almôndegas consumidas no Brasil.
Prato típico que foi difundido em vários países por causa dos imigrantes italianos. É feita com farinha de milho e possui uma consistência mais firme ou cremosa dependendo da região italiana onde é feita. A polenta também pode ser frita ou grelhada e em determinados restaurantes é servida como aperitivo.
As pizzas são discos de massa com molho de tomate e cobertas com alguma cobertura. Estima-se que as pizzas já eram consumidas pelos fenícios em algo parecido com o pão sírio consumido atualmente nos países árabes. Quando ela começou a ser comercializada seu formato não era cilíndrico e era coberta apenas com molho de tomate e azeite. A pizza como conhecemos atualmente surgiu em Nápoles, sua massa não possui mais do que 2cm e é assada no forno à lenha. Além do molho de tomate, ela leva azeite, manjericão e orégano. A pizza é difundida em todo o mundo com variados sabores.
Prato típico da região norte da Itália feito com arroz italiano. Ele é cozido aos poucos com azeite (ou manteiga), vinho, cebolas e pode conter outros ingredientes na receita como verduras, queijos, ervas e variados tipos de carnes.
Trufa negra ou branca consideradas como alimento raro. Esse fungo possui um sabor agradável e é encontrado embaixo da terra. Elas são cortadas em lascas e servidas nas massas, risotos, etc.
Pequenos pedaços de massa de farinha de trigo e ovos cortada em tamanho pequeno e recheada com um tipo de carne. Em Bolonha o recheio é feito com lombo de porco.
Sobremesa italiana feita com camadas de pão de ló, café, creme de queijo mascarpone e polvilhadas com cacau. Existem diversas versões para o surgimento do doce, mas ele só começou a fazer grande sucesso na década de 90. A receita original leva ovos, Mascarpone, pão de ló (ou biscoito champagne), café preto sem açúcar, clara e açúcar.
Doce napolitano consumido principalmente no Natal. São massas fritas em pequenas bolinhas decoradas. A origem desse doce é confusa e ele possui diversos nomes em regiões diferentes da Itália: cicirata, cicerchiata, strufoli, etc.
Essa carne de vitela é muito famosa na região de Piamonte e também foi disseminada pelos imigrantes italianos em outros países. O molho leva peixe, gema de ovo e creme de leite, mas é possível acrescentar outros ingredientes. Seu preparo ocorre principalmente durante as festas de fim de ano.
Sobremesa feita com açúcar, vinho doce e gemas. Seu sabor assemelha-se a uma gemada. Em outros países com influência de imigrantes italianos esse doce é muito apreciado.
Pão com consistência parecida ao panetone e recheado com figos, canela, amêndoas, passas, etc.
Doce antigo consumido em abundância em várias regiões da Itália. Ele é feito com biscoitos, licores ou vinho e creme de confeiteiro. A montagem é parecida com um pavê e depois de pronto leva-se para a geladeira.
A comida mineira é considerada uma das mais apetitosas do Brasil. Confira tudo sobre seus principais pratos típicos.
A região nordeste tem uma gastronomia rica e seus estados criaram pratos como o cuscuz e a tapíoca. Conheçam os quitutes nordestinos!